segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dublin - O tesouro dos Leprechaun

Este fim de semana fui conhecer Dublin. A capital irlandesa é berço, para mim, da maior banda de todos os tempos, o U2. Fui consciente de que iria respirar aqueles ares, conhecer uma bela cidade, mas que não ia ver muito do U2 por lá. Uma amiga querida , também fãzona do U2, foi tempos atrás e se decepcionou um pouco neste aspecto. Bem, chegamos a Dublin bem cedinho, 8 da matina, o aeroporto é super central e a pouco mais de meia hora do centro.

Primeiro contato com os Dubliners na imigração, meu Deus, quanta gentileza e educação. Peguei as informações no ponto turístico e partimos para o hostel. O nosso hostel foi o Litton Lane, super no centro, simples, mas com um pessoal muito simpático e prestativo. Deixamos as malas no hostel, fui a uma sala especial onde se guardavam as bagagens e deparei-me com o inesperado. O hostel é todo rock in roll, mas tem em cada andar uma banda ou artista irlandês como elemento principal. O meu foi o terceiro andar...quem é? quem é? quem é? U2!!! Foi lindo, me arrepiei. Partimos então para a primeira dica que recebemos a respeito de Dublin, o Free Walk Tour.

Antes do passeio uma parada num café para "encher o bucho", fazia um solzinho gostoso em Dublin, o primeiro passao ouço no fundo "The heart is a bloom, shoots up through the stony ground...It's beaultiful day...". Sim, primeiro lugar que eu entro U2 tocando, e detalhe era uma rádio!Fomos para o Free Walk e decidimos fazê-lo em espanhol, nos deparamos com uma espanholinha muito divertida e simpática, a Belen. Aprendemos muito sobre a história de Dublin e conhecemos peculiaridades fantásticas. Conversa vai, conversa vem ela é uma Big Fã também. Chegamos ao Ponto Alto da excursão, detalhe eu não sabia que teríamos isso no tour, no Temple Bar o muro onde o MacGuiness descobriu a banda e na frente o Hotel de Bono....Delírio total! Como fã é estúpida, mas vamo-que-vamo. O tour foi massa por que fomos a todos os pontos turísticos obrigatórios e depois voltamos aos que n~so se podiam entrar com o tour.

Depois da tour, voltamos ao hotel para descansar,afinal acordamos no dia anterior às 3 da matina para pegar o vôo. A noite fizemos o nosso Pub Crawl individual, partimos por alguns Pubs , o dani nas Pints e eu com a minha nova deliciosa descoberta, "irish cidra", a Bulmers. Escutamos música típica irlandesa, beatles, etc. O Temple Bar é uma região de bares, para os lisboetas, tipo Bairro Alto, para o Recifenses, o Recife Antigo. Mas muuuuuito melhor, música por todo lado. Os irlandeses são um povo acolhedor, agradável e divertidíssimo. Em certos aspectos parecem com o brasileiro, ganham dinheiro com todo tipo de coisa no turismo, adoram uma boa farra e de brincar com as pessoas. Sério, nunca fui tão bem recebida é um país desconhecido como a Irlanda.

No dia seguinte, compramos uma excursão com a Over the top tours. Chegamos ao ponto de encontro havia um senhor muito simpático o Eduardo, que preferia ser chamado de Ed. Fomos para Winclow ,é como uma parte interiorana, muito usada como locação de filmes em Dublin. O patriota e o lindo P.S I love you foi filmado lá. O Ed, ao longo da viagem se tornou ainda mais "fegura". Tirava piada com todos, já viajou muito e conhecia muita coisa de mundo. Na trip haviam duas suíças que logo se tornaram nossa amigas , Nadine e Patrizia. Um espanhol do País Basco, Gonçalo. Além de de mais três madrileños, uma mexicana, um casal canadense e uma americana. Rimos muito com as piadas do Ed e nos apaixonamos pela paisagem.

Não sabia o que me esperava nesta trip. O Ed nos falou que iria fazer um percurso diferente pela costa de Dublin, que era mais bonito, mas um pouco mais longo. Pudemos ver o mar em Dublin e como se nada fosse o Ed vira-se e fala : "Este castelo aqui é a casa da Enia e logo a frente podemos ver também a casa do BONO!", eu disse sem querer do Bono????????? Juro comecei a tremer, que mulher tapada né! Mas, não conseguia parar de tremer. O Ed, super querido, diz podemos parar para tirar fotos uns minutos. Logo virei atração, a Nadine e Patrizia , começaram a me aperriar. E o Ed descobriu a minha tatoo em homenagem a banda e começou a mostrar a todos. Fui tão sem expectativa de ver aspectos ligados aos meus amores, mas parecia que eles me perseguiam.

O dia foi fantástico, no meio da trip o Ed parou e no carro haviam típicos cookies irlandeses com chá e café, a vista era de cinema. Só o tempo em Dublin não é lá muito favorável , mesmo no verão, é constantemente nublado e de vez em quando chove. Ao conviver um pouco de perto com esse povo pensei, dizem os lisboetas que o povo é mais fechado e frio no inverno por causa do clima. Mas, como podem os irlandeses serem tão amáveis e receptíveis tendo inverno o ano todo? Voltamos do passeio apenas no fim da tarde com o U2 tocando na rádio, inesquecível.

Fomos a noite para o Temple Bar, a qualquer hora tem vários artistas de rua tocando por lá, assim como os new fab four faziam. A cidade é musical, animada, repleta de gente bonita e bem humorada. Encontramos por lá a Nadine e a Patrizia, e fomos para o Pub mais animado, eleito no dia anterior em nosso Personal Pub Crawl o Aulds Dubliner, gente para caramba. Logo que chegamos ao bar para pedir um irlandês muito engraçado e simpático, começa a puxar assunto com a Patrizia e depois com todas nós. Ele tinha um grupo de amigos muito engraçados. A noite foi animada, dançamos, bebemos e brincamos uns com os outros. Meu Deus, o meu poetinha camarada vai ficar louco nessa cidade de gente bonita, feliz e paqueradoura. As pessoas dançam umas com as outras sem se conhecer, fazem brincadeiras, simplesmente fantástico.

O meu último dia em Dublin, depois de ser perseguida pelos meus amados, decidi correr atrás deles. Fui a Windmill Lane, sim o primeiro estúdio onde foi gravado os primeiros albúns. O estúdio já não se encontra mais lá, existe apenas um prédio assinalado por uma placa em forma de disco de vinil, essa placa pode-se ver em toda a cidade nos pontos onde os famosos da irlanda começaram as carreiras. E muitas pichações em tributo a banda. Na minha saga, fui ver o Docker's primeiro pub onde o U2 tocou, tam bém lá não existe mais nada e agora tem um tampão de madeira, mas a emoção foi indescritível. Fui a Loja que deu o nome artístico ao Bono , Bona Vox.

No fim da trip , encontramos uma amiga de colégio do Dani que mora em Dublin a 9 meses. Na conversa descobri que inclusive o estrangeiros moradores de lá são super bem tratados. Que a simpatia desse povo fantástico não é coisa para turista, está irraizado neles. Na volta no aeroporto, pasmem, a polícia de imigração na saída " Hello, how are you?" com um enorme sorriso. A policial na revista das malas, olha para mim, elogia meu guarda-chuva de ovelhinhas e diz " Que lindo, você pagou caro? Quanto foi? ( parecia conversa de salão). Eu disse paguei 6 euros e ela "ahhh, então pagou bem, que bom!" com um enorme sorriso. E percebi finalmente que a lenda da busca dos leprechaum ( duendes) pelo tesouro no fim do arco-íris é legítima, o tesouro irlandês além do U2 é o seu povo charmoso e acolhedor.

4 comentários:

  1. Belíssimo texto meu amor!! Tirando a caçada a todos os lugares onde Bono passou, ficou bêbado e caído. Onde ele levou o primeiro fora de uma irlandesa laranja ... tudo bem! hehhehee. Tô brincando foi mesmo super divertido!

    ResponderEliminar
  2. Demais, Solita! Demais mesmo! Estou arrepiado só de ler... acho que a gente esquece um pouco como é tudo isso! Estou empolgadíssimo com os relatos. Agora tenho de conferir por mim mesmo. Oh yeah!

    ResponderEliminar
  3. Estou empolgadíssima também...e as fotos estão lindas, pra variar!! Beijo, amor!

    ResponderEliminar
  4. Gu tenho certeza que vais amar Dublin...ai os irlandeses são tudo!

    ResponderEliminar