quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O avesso, do avesso, do avesso, do avesso

Minha vida tem sido mesmo um oceano de mudanças. Comentei em posts anteriores sobre a mudança do Brasil para o Portugal e da vinda para a Inglaterra. Nos próximos dias me despeço da terra da rainha, no entanto, indubitavelmente com a sensação de que poderia certamente viver aqui para o resto da vida. Foram quase três meses de celebração a diferença, com um orgulho reaceso de ser brasileira. Eis um povo que respeita e admira a cultura dos outros povos. Que gosta de conhecer. Há alguns dias contamos com a presença da Kate, uma nova flatmater super alto astral. Ela é londrina, super fashion, se especializou em marketing para moda. Adoro conversar "potoca" com ela,damos boas risadas. Esses dias ela colocou no facebook uma foto segurando a bandeira do Brasil. Uma pura homenagem e demonstração de carinho sutil, super típica dos ingleses.

Foram meses sem o preconceito fortemente sentido muitas vezes em Portugal. Confesso que a vida de bolsista me faz conviver cada vez menos com isso, mas mesmo assim lidamos diariamente com o mal humor e a grosseria. Aqui da senhora da limpeza aos professores, aqueles chiquetérrimos autores dos livros que lemos, são de uma simpatia e educação fenomenais. E gente, sem estereótipos e generalizações, tenho convivido também com portugueses fantásticos. E neste caso, não poderia deixar de citar minha freneticamente única, Sofia. Mas bom humor, na maior parte das vezes, não é o forte do Lisboeta.

Não me entendam mal, não que não goste de Lisboa, mas não seria um lugar para fincar bandeira definitivamente. Lisboa sempre será uma grata e boa lembrança do meu crescimento pessoal e profissional. A terra onde fiz muitos amigos que meu coração nunca esquecerá. Por que não, a terra que me proporcionou oportunidades também. E quero aproveitar cada minuto da melhor forma na terra de Cabral. Volto de coração muito feliz , mas saudosista. Aqui conheci também muita gente interessante e apaixonante. Não posso deixar de citar a Isabelle, uma francesa quase londrina. Super " trendy" e carinhosa, essa francesinha de riso fácil, apaixonada por bolos e coração de ouro nos mostrou a Londres que turista não vê sou muito grata por ter sua amizade.

Mas, Lisboa é a minha casa por enquanto, é onde está a minha família de coração, os amigos que posso contar. Meu"AP" na Bempostinha, que se tornou o quartel general dessa família fantástica de irmãos que formamos por lá. Volto com o coração cheio de recordações, de novas experiências e a espera das novas aventuras. Depois de me virar do avesso tantas vezes é que percebo que deixei de ser apenas uma Pernambucana (com muito orgulho) no mundo, para ser uma cidadã "do" mundo.

3 comentários:

  1. Olá Soraya! Vim parar aqui pois sou amiga da sofia.
    estou neste momento no reino unido (em cardiff) e fiquei a pensar no que escreveste. eu adoro lisboa. acho lisboa dos lugares mais lindos do planeta (perdoa-me, claro, o exagero). mas portugal é assim, tacanho - e lisboa será até do mais moderno que temos. muitas vezes tive vergonha desse preconceito infiltrado contra os brasileiros. é embaraçoso, a sério. e por ele peço desculpa, apesar de nada poder fazer.
    Acho que somos imensamente preconceituosos em Portugal. Chocantemente. Mas confesso que aqui, onde tenho amigos de todos os cantos do mundo, vejo, com alguma desilusão, que todos os países os têm. são apenas contra diferentes grupos ou nacionalidades.
    é estranho mas tenho poucos amigos britânicos. mas concordo. do pouco que vi, tb os acho mto mais entusiastas em relação à diferença.
    Bem, isto tudo para te desejar boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Olá querida, obrigada pelo carinho. Concordo contigo quando dizes que todos os lugares têm preconceito a algo ou alguma coisa! Inclusive o meu Brasil. Mas, infelizmente Lisboa foi onde senti o preconceito rasgando a pele. Hoje respeito muito mais a diferença e me sinto curiosa sobre ela. E sei, que assim como você e a Sofia, existem milhares de portugueses de mente e coração abertos. Beijos para você!

    ResponderEliminar
  3. Belo texto Colombina... realmente é com coração apertado que deixamos Londres, mas voltamos cada vez mais abertos e nosso coração reside nas pessoas que nos querem bem e nos amigos que vamos encontrando e cultivando a cada lugar! Um coração multinacional...
    Beijos

    ResponderEliminar