quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uma colcha de retalho cultural


Para qualquer canarinho ter a experiência europeia é fantástico. Quando saímos do conforto da nossa culturas, vemos como às vezes estamos inseridos em nossas bolhas pessoais.No entanto, a experiência dos que possuem , o que posso chamar espírito de mochileiro, que prezam pela imersão na cultura local é ainda mais inebriante. Acredito que faço parte dessa categoria. Quando fui para Portugal estudar não sabia tamanho o choque e a similaridade de culturas poderia encontrar. E foi grande, muitos africanos de vários países, indianos, chineses, uncranianos, russos e claro, brasileiros. Portugal já é um grande mix de culturas interessante.

Mas, acredito que nada no mundo se compara a Londres. O mundo vive aqui! No curso de inglês tivemos oportunidade de estabelecer amizade com espanhóis, italianos, gregos, búlgaros, alemãs, turcos e lá vai o trem. Contudo, além das nacionalidades das potências europeias conheci culturas e países nunca antes pensados. Uma amiga do Turcomenistão, outra do Azerbaijão, Romênia, China, Taiwan, Marrocos, Bangladeshe, Polônia. Pude conhecer melhor diferentes religiões e ter uma aula de humanidade e de conhecimento de mundo.

Além de tudo ainda ter a possibilidade de conviver com o inglês. Como já postei em textos anteriores é amável e politizado. Muito diferente das nossas opiniões pré-concebidas e estereotipadas do que são os nórdicos. Ontem, meu flat mater , o Craig, nos proporcionou um típico jantar britânico. Um super steak, com roast potatoes e salada, claro a imersão da cultura não fica apenas em tirar fotos dos pontos turísticos e ver a diversidade de tribos urbanas da localidade. O que vale é a experiência, os sabores, as texturas, a música, a gastronomia, os hábitos locais.

Querer conhecer uma cultura é despir-se de seus velhos costumes, de seus gostos por hábito, de suas pré-concepções. É mergulhar fundo na experiência e aproveitar o máximo que você tirar daquelas sensações e guardar no coração e na alma. Conhecemos no último fim de semana Liverpool e Manchester. Duas cidades super próximas, complemente diferentes em costumes, arquitetura e ritmo de vida. Liverpool respira Beatles e a paixão pela música. Manchester pelo futebol e pelo comércio. Mas, em ambas reforçamos a nossa nova paixão, o povo britânico. A Inglaterra é sem dúvida uma colcha de retalho cultural que ainda tenho muito que explorar para conceber a minha própria colcha de recordações.

3 comentários:

  1. Que lindo texto, Aya. Assim você me deixa insegura pra 2012...ai,ai,ai.

    ResponderEliminar
  2. Que texto rico em conhecimento, em cultura, fico feliz em ver teu progresso, teu sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Barrrrribaridade guria! Arretado, morena! Cidadã do mundo pega uma carona no Yellow submarine e faz um gol pelo Chelsea!
    Xêro!

    ResponderEliminar